segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vícios

O vício nada mais é do que algo que quase sempre nos faz mal. Como já dizia a minha vó, “tudo aquilo que vem em exagero não é bom”. Pois é. Ela sempre tem razão. Qual a necessidade que nós temos de possuir vícios? Nenhuma. Até porque, não existe nada melhor na vida do que ser livre, ser independente, conseguir ter uma boa convivência consigo mesmo em qualquer lugar, sem nenhuma condição, sem nada pra ponderar.

O maior problema do ser humano é se convencer de que tem total controle sobre seu corpo. Pode até ser que tenhamos, mas pra isso precisamos da nossa mente em perfeito estado. Então como poderemos reinar sobre nossos atos se nossa mente não está no trono? É essencial que tenhamos consciência do que é certo e do que é errado, do que é bom e do que é ruim, e também de que não precisamos provar nada pra ninguém. Com certeza toda pessoa é melhor quando está lucida, porque é nesse momento que ela consegue representar o que é de verdade, e ainda que a sua realidade não seja boa, é nesse momento de lucidez que você terá a oportunidade certa e o poder decisão pra fazer com que ela mude. Se és tímido, conviva com isso, aprenda por si mesmo a vencer seus obstáculos. Talvez seja essa a porta pra conseguir o que muitos não conseguiram. Não deixe que esse se torne o motivo da sua derrota. É o seu diferencial.

Quando bebemos, deixamos que o álcool tome conta da nossa mente e ele passa a mandar no nosso corpo, passa a ser dono dos nossos atos, e na maioria das vezes, nos faz realizar ações as quais iremos nos arrepender depois. Nos torna dif

erentes do que realmente somos, faz de nós pessoas sujas e indignas de respeito. Nos leva a afundar cada vez mais. Hoje você acha que é só um gole, daqui a uns dias será só uma garrafa, depois muitas garrafas e logo mais você nem poderá mais contar.

E o cigarro? Pra que? Me diz. Será que ele te faz se sentir mais homem? Te faz sentir melhor? Seus amigos acham normal, né? Todo mundo acha comum, mas não, ele nunca te fará bem. Ele é mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina. A nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos: tempo bem mais rápido que o princípio ativo de qualquer outra destas drogas. E pior, te trás somente coisas ruins, te mata aos poucos.

Não são só os vícios químicos, existem muitos ou

tros. Dinheiro, mulheres. Tudo aquilo que te dá prazer momentaneamente. Nada disso você leva pro resto da vida.

É nessa hora que a gente para e pensa, será que vale à pena? É preferível um segundo de desconforto do que uma vida inteira de arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário