quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Recomeçar

A idéia de recomeçar trás consigo aquele frio na barriga e uma sensação de medo que domina nosso corpo até o último fio de cabelo. É estranho ter que iniciar tudo do zero novamente, em um lugar novo, com pessoas desconhecidas e hábitos diferentes daqueles que você cultiva.
É como ser inserido em um ecossistema diferente do seu, que diverge com todos os costumes pessoais, com o seu habitat natural, onde se sente bem e seguro. Você é obrigado a interagir com outras espécies, que apresentam características e comportamentos inéditos.
A vida em comunidade, no geral, é difícil. Não são todos que conseguem ter boas relações com qualquer tipo de pessoa, respeitando o seu espaço e o do outro. Mas quando se torna necessário obter êxito nesse novo modo de vida e ainda com um universo desconhecido, a situação fica um pouco mais complicada do que o normal.
A insegurança, a saudade e a mísera possibilidade de solidão e rejeição fazem com que tenhamos vontade de desistir de toda essa idéia de recomeço, nos deixando desconfiados com tudo e todos, pois o ser humano é assim. Infelizmente tem suas falhas e limitações, por mais forte e seguro que possa parecer em tudo que realiza. Entretanto, mesmo com todos esses fatores agravantes do medo, quando se tem sonhos a serem realizados e esse recomeço é uma peça chave para que eles sejam reais, nos tornamos uma muralha forte, repleta de virtudes que nos fazem ir além quando achamos que estamos no nosso limite. E assim as coisas vão fluindo e os obstáculos sendo ultrapassados.




Não existe desafio que nos seja imposto que não consigamos vencer.


2 comentários:

  1. Entendo seu medo e respeito isso. Essas situações são complicadas demais, não é uma coisa genérica.. recomeços são diferentes para cada pessoa. Coisas novas sempre nos assustam, coisas inusitadas! Não é atoa que morrer sempre deu medo na humanidade, pois é algo desconhecido para nós, algo tenebroso. E assim são os recomeços, não importa qual seja o tipo, o que importa é que temos que nos arriscar e seguir em frente nessa nova etapa, pois só assim perdemos o medo.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi isso, não sei no que estava pensando, mas lembrei do seu post:

    Vivemos de recomeços, recomeços de tudo. Assim como as árvores renovam suas folhas, nós renovamos nossas vidas.. achei uma boa metáfora, hehe. Você pode até não perceber, mas estamos sempre recomeçando algo.. uma amizade, um namoro, um trabalho, um semestre de aula, um almoço, o trocar de uma roupa de cama... O que quero dizer é que a vida é assim, como as árvores, sempre renovando. Caem as velhas folhas e nascem as novas. Assim é o percursso da vida.

    ResponderExcluir